quarta-feira, 12 de março de 2014

ANIVERSÁRIO DO VÔ DE 70 ANOS EM 2012 EM VITÓRIA DO XINGU-PA.

Nossa família, eu, meu irmão Otto e meus pais, estávamos prontos para viajar e reencontrar os familiares do meu pai.
Saímos de Ivoti-RS no dia 20 de dezembro às 05h da manhã, rumo ao aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. Lá chegando, enfrentamos uma fila gigante para fazer o embarque. Entramos no avião às 06h30min, decolamos às 06h45min. A decolagem foi ótima, não teve problemas. Chegamos ao aeroporto de Brasília, esperamos por 30 minutos e embarcamos para Belém. Chegamos às 12hs local (O Pará não tem horário de verão).
       Em Belém visitamos a feira do ver-o-peso ponto turístico da capital Belém. Almoçamos um bom açaí com um peixe frito e farinha puba. Embarcamos às 17hs para Altamira-PA. Estava chovendo mas a viagem foi ótima! Chegamos ao nosso destino às 18h20min. Familiares nos esperavam. Nossa bagagem no desembarque demorou, mas chegou!
    Uma chuva forte nos recebeu para mostrar o ar do inverno paraense. Chegamos na casa do meu avós, em torno das 20:00h. Meus avós moram na zona rural do município de Vitória do Xingu que fica uns 25 km do aeroporto.
Dia 22 de dezembro, o grande dia, festa do aniversário do meu avô Adelson. Tudo organizado pelos familiares. Muito trabalho, muita chuva, falta de energia, uma noite de muita festa. Foi muito bom!!!
Visitamos amigos, e familiares e lugares que moramos. Conhecemos uma Altamira diferente. Devido a construção da barragem de Belo Monte, encheu de gente. Uma cidade que tinha 80 mil habitantes hoje está com quase 150 mil habitantes, sem estrutura para tanta gente, uma verdadeira lata de sardinha. Muita violência!!! Muitos assassinatos!
Conhecemos o canteiro de obras da barragem. Visitamos muitos amigos na cidade de Vitória do Xingu onde nasci. Os hábitos alimentares neste estado são bem diferentes dos que temos aqui no sul. Comemos tapioca, vatapá, açaí, muito peixe, e muitas frutas que só tem lá como xambo, cupuaçu e jaca, jiló, farinha puba e quiabo. Depois de tantos passeios e tantas alegrias chegou o dia de retornar. Saímos de Altamira dia 14 de janeiro de 2013, às 06h da manhã e chegamos em Porto Alegre às 22:00 h. Viagem maravilhosa e inesquecível!!!